Neuromediação
Este conceito foi elaborado e cunhado por mim a partir de conhecimentos integrados e interconectados frutos de meus anos de estudos e práticas em diversos campos do saber ao longo dos anos de meu percurso profissional.
Nos últimos anos 15 anos realizei estudos em Neurociências sob a perspectiva dos Traumas individuais e coletivos e também desenvolvi e testei o Método da Mediação Mediada pelo corpo , de minha autoria, nas audiências de conciliação/mediação judiciais na área da família (pré-processual) e área cível (processual) do Tribunal de Justiça de São Paulo.
A Neuromediação é um conhecimento transdisciplinar pois reúne e dialoga com muitas epistemologias buscando uma complementariedade para responder à questões multifacetadas e complexas que perpassam a prática dos mediadores de conflitos . Foi possível consolidar uma prática inovadora e que oferece compreensão das bases neurológicas da comunicação social e caminhos e soluções para o gerenciamento de emoções, potencialização das competências e habilidades dos mediadores, desenvolvimento da inteligência emocional, empatia e relação de confiança.
A seguir apresento a Teoria Polivagal de Porges (2012) que ofereceu as bases neurais para a construção do conceito e prática da Neuromediação e Neurocuidado:
Sistema nervoso autônomo é um sistema muito mais complexo e com variedade muito maior de funções a desempenhar. 3 sistemas: simpático, parassimpático e vago ventral
Teoria Polivagal de Porges (2012) postula que não existe um nervo vago, mas dois 'complexos ou ramos vagais'.
Resposta autonômica diferente do modelo clássico:
Complexo vagal ventral
Socializa
Mobiliza
Colapso
Ramo Vago ventral, comunicação social, auto abrandamento e apaziguamento, calma, inibição da excitação, do alerta. Ramo vagal inteligente que faz parte do sistema de engajamento social. Permite o desenvolvimento da expressão afetiva e da comunicação social, auto abrandamento e apaziguamento, calma, inibição da atividade simpática na qual o homem é o representante vivo.
Vago dorsal, imobilização (simulação de morte, esquiva passiva).
O Sistema de Engajamento Social: Bases Neurais de comunicação social. Teoria Polivagal de Porges
No curso da evolução um circuito cérebro-face-coração surgiu em mamíferos que é capaz de controlar nossa gama de expressão emocional, qualidade de comunicação e estados corporais concomitantes;
NeurocuidadoOs seres humanos estão sempre potencialmente prontos para o primitivo, através de estratégias de autoproteção, como lutar ou fugir. Mas quando for seguro, o circuito cérebro-rosto-coração - que ele chama de sistema de engajamento social - coloca um "freio" (ou seja, inibe) esses impulsos primitivos;
Freio do nervo vago ventral, que modifica a frequência cardíaca;
À medida que nossa frequência cardíaca diminui, nossa fisiologia "regula para baixo" os comportamentos defensivos e promove o espontâneo engajamento social;
Por outro lado, quando o "freio" é removido, nossa frequência cardíaca aumenta e as respostas defensivas e auto protetoras, incluindo as respostas de luta ou fuga são ativadas rapidamente;
O sistema de engajamento social efetivamente supera, ou freia, a excitação do sistema nervoso simpático e a resposta de luta ou fuga;
A comunicação social eficaz só pode ocorrer durante o sistema de engajamento social.
Neuromediação
Princípios:
Sistemas de conexão social
Sistema de co-regulação
Sistema de engajamento social (circuito cérebro-rosto-coração) que promove e monitora a interação social
Cérebro social que integra mente e corpo
Neurocuidado
O Neurocuidado é a Neuromediação na prática , oferecendo através da Pedagogia do Cuidado , estratégias e ferramentas básicas e avançadas de autocuidado e cuidado do outro e de gestão emocional para o desenvolvimento de competências autocompositivas e controle emocional com o objetivo último de restaurar comunicação integral, cognitiva, emocional e fisiológica no processo de mediação.
Trata-se de uma abordagem terapêutica e educativa , de experiência vivencial e somática de integração mente e corpo e de educação somática para o desenvolvimento de competência dos mediadores.
Pedagogia do cuidado
Experiência Somática e Educação Somática para desenvolvimento de competências dos mediadores