Serviço de Apoio Psicológico (SAP): Plantão Psicológico e Rodas de Conversa
1 de dez. de 2024
O SAP
O SAP é composto de Plantão Psicológico, Roda de Conversas e assessoria psicológica como serviço de apoio para instituições socio comunitárias e destacadamente nos últimos 7 anos para o Tribunal de Justiça de São Paulo na área de mediação de conflitos.
O que é o Plantão Psicológico?
⦁ Atenção Psicológica em forma de Pronto Atendimento, que consiste num espaço de escuta, acolhimento e intervenção clínica perante situações de crise ou emergenciais.
⦁ Modalidade de intervenção psicológica breve e focal.
⦁ Espaço de compreensão do sofrimento humano.
⦁ Baseia-se no modelo de Aconselhamento psicológico proposto por Carl Rogers (abordagem centrada na pessoa – Psicologia Humanista).
Breve histórico
Iniciou-se em 1960, na USP, no Serviço de Aconselhamento. Psicológico do curso de Psicologia, criado pela professora Rachel Lia Rosenberg e inspirado nos modelos norte-americanos das walk-in-clinics.
⦁ A ideia era atender as demandas de sofrimento oriundas da situação econômica, social, política e cultural da população brasileira, devido a falta de recursos da população para ter acesso aos consultórios. particulares (FURIGO, 2008).
⦁ Reconhecido pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia).
Clínica Ampliada
⦁ Clínica ampliada para além da prática de consultório, expandindo-se e legitimando-se em diferentes contextos institucionais (escolas, hospitais, empresas, varas de famílias, programa de saúde da família, centro de atenção psicossocial, delegacias, Fundação Casa, IML, etc.).
⦁ Requer profissional mais comprometido com o contexto social, com posicionamento ético e político.
⦁ O modelo tradicional não atende à demandas de atenção psicológica em situação de crise.
⦁ Pronto atendimento psicológico atende às demandas e torna as pessoas capazes de retomar sua vida a partir da ajuda recebida.
⦁ Muitas pessoas não procuram uma análise profunda de sua personalidade e não possuem recursos financeiros para manter um tratamento prolongado.
Experiências com implantação do Serviço de Plantão Psicológico
⦁ Serviço de Acolhimento à Comunidade na Clínica Comunitária Santo Antônio da Vila Brasilândia - projeto de extensão iniciado em 2000 - envolvendo 18 psicólogos recém formados do curso de Psicologia da UNIP Cantareira. Atendimento às famílias de segunda à sábado Integração de outros profissionais a partir de 2001.
⦁ Curso Formação Cidadã - (convênio Unesco) – 2002.
⦁ Curso de Educador Social e Popular (convênio Unesco) – 2003.
⦁ AVAIDS – Associação de Voluntários aos Portadores de HIV/AIDs - 2º sem. 2002.
⦁ Núcleo de Proteção Especial para atendimento de 300 adolescentes autores de ato infracional em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e seus familiares (convênio com Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Fundação CASA). 2005-2007.
⦁ Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Central Barra Funda – de agosto de 2016 a novembro de 2021.
⦁ Associação Bandeirantes- Serviço de Prevenção e Enfrentamento à Violência Intrafamiliar – de março de 2017 a novembro de 2021.
⦁ Ministério Público de SP – NUIPA I Projeto Cantareira de fevereiro de 2017 a novembro de 2021.
⦁ Varas da Família de Itaquera e Guaianazes – julho de 2021 a dezembro de 2023.
Referenciais teóricos adotados:
Psicologia Fenomenológica Existencial (Martin Heidegger, Hanna Arendt e outros).
Psicologia Social Clinica (André Lévy).
Psicologia Junguiana (Carl Gustav Jung)
Objetivos:
Auxiliar na resolução de conflitos psicológicos, focando em questões emergentes/ urgentes, as quais nem sempre precisam de acompanhamento prolongado (Furigo, 2006).
⦁ Ampliar nível de consciência e clareza sobre o que está sendo vivenciado.
⦁ Acentuar a centralidade da pessoa e seus processos autênticos (Mahfoud,1999).
⦁ Possibilitar a tomada de decisões pelo individuo no que tange à sua problemática.
Benefícios
Ajuda no reconhecimento de problemas ou conflitos ainda não identificados, mas que estejam causando desconforto ou desiquilíbrio no indivíduo.
⦁ Apoio em situação de isolamento e fragilidade
⦁ Orientação e esclarecimento de natureza quase didática- caráter educativo
⦁ Oportunidade de desmistificação do papel do psicólogo, como ocasião de esclarecimento de fantasias ou preconceitos em relação à sua atuação (BARTZ,1999)
Método
⦁ Manter-se junto com o cliente no momento presente, na problemática que emerge.
⦁ Promover melhor avaliação dos recursos disponíveis.
⦁ Ampliar seu leque de possibilidades (FURIGO, 2006).
⦁ Auxiliar o cliente de forma que ele próprio tenha independência sobre sua capacidade decisória, e à continuidade do atendimento. (Mozena, 2010).
⦁ Respeitar a condição de humanidade do outro e evitar aplicação do tecnicismo como método primordial de atuação (Rebouças e Dutra, 2010).
⦁ Utilizar técnicas verbais (entrevista, confrontação, esclarecimentos, aconselhamento), ludoterápicas (uso de brinquedos, jogos, desenhos), psicométricas (testes, inventários, escalas), vivenciais (relaxamento, psicodrama, exercício de dinâmica de grupo)
Resolutividade/Efetividade
A maioria dos casos atendidos são resolvidos no Plantão.
⦁ Poucas desistências.
⦁ Pesquisas indicam que interrupção do processo está relacionada com satisfação com os resultados alcançados, ou seja, melhora ou resolução para seu problema a partir do contato com o Plantão.
⦁ Minimização do sofrimento do sujeito.
Mudanças/Resultados observados
⦁ Ressignificação de conteúdos dolorosos em situação de crise.
⦁ Estruturação, orientação e clareza das questões pessoais e relacionais do cotidiano.
⦁ Visão ampliada de si e do mundo.
“Em momentos de crise, uma ajuda rápida e eficaz pode resultar numa diminuição do sofrimento, no encurtamento do período de perturbação e numa maior realização para a vida do indivíduo”. (Small ,1974)
Rodas de Conversa
As Rodas de Conversa consistem em um método de participação coletiva de debate acerca de determinada temática, em que é possível dialogar com os sujeitos, que se expressam e escutam seus pares e a si mesmos, por meio do exercício reflexivo. São espaços educativos e de aprendizado mútuo através da construção coletiva de novos conhecimentos.
SAP no Judiciário - Psicologia e Mediação de Conflitos
Relação Psicologia e Direito.
⦁ Psicologia aplicada ao Direito? OU
⦁ Relação de complementariedade que se realiza através do diálogo e da interação.
⦁ Produção de conhecimento que se relaciona com o conhecimento produzido pelo Direito.
⦁ Diálogo dos saberes.
⦁ Humanização do Judiciário na busca da construção do ideal de Justiça.
⦁ Atuação junto às instituições judiciais para que elas se tornem um lugar de crescimento e saúde.
Plantão Psicológico
O Plantão Psicológico tem como metodologia o acolhimento, escuta, de forma pontual e breve, apoiando e orientando os mediandos no momento de crise e estimulando a reflexão para o enfrentamento do processo jurídico no que tange às dinâmicas psíquicas inerentes aos conflitos.
O suporte psicológico oferecido visa auxiliar os mediandos a terem recursos adequados para a solução de seus conflitos de forma mais consciente e autônoma, e também a prevenir a escalada de conflitos.
O atendimento pode ser individual ou em grupo familiar. Realização de 1 (hum) encontro com possibilidade de outros encontros (até 4 encontros) vinculados às audiências de mediação. Não é necessário agendamento prévio.Encaminhamento pode ser feito antes, durante ou após processo de mediação.
Rodas de Conversas
As Rodas de Conversa são oferecidas para os mediandos (pais) e também para os mediadores, Promove um espaço para diálogo e a possibilidade de aprofundamento de alguns temas dentre eles:
⦁ Comunicação Não Violenta.
⦁ Parentalidade: experiência do divórcio para os filhos.
⦁ Alienação Parental.
⦁ Guarda Compartilhada.
⦁ Novas Configurações Familiares
⦁ Saúde mental, Luto, depressão
Mudanças/resultados observados nos atendidos:
⦁ Encontraram um lugar para acolhimento das demandas de natureza psicológica e para repensar suas questões singulares.
⦁ Foi possível darem voz ao sofrimento e restaurar a dimensão da subjetividade, da pessoa, para fora do contexto do conflito jurídico.
⦁ Houve apropriação e ressignificação das vivências e demonstraram mudanças na forma como viram seus problemas.
Considerações finais
Mediação e Psicologia são áreas irmãs.
O trabalho interdisciplinar da Psicologia e Mediação soma recursos para o empoderamento dos envolvidos em situação de conflito e contribui para transformação dessas relações.
Referências bibliográficas
⦁ Furigo, Regina Célia Paganini Lourenço et al. Plantão psicológico: uma prática que se consolida. Bol. psicol [online]. 2008, vol.58, n.129 [citado 2024-03-11], pp. 185-192 .
⦁ Mozena, H. & Cury, V. E. (2010). Plantão psicológico em um serviço de assistência judiciária. Memorandum, 19, 65-78. Belo Horizonte: UFMG; Ribeirão Preto: USP.
⦁ Mosqueira, S. M., Morato, H. T. P. & Noguchi, N. F. C. (2006). Atenção psicológica: de plantão a acompanhamento na FEBEM/SP [texto completo]. Em Laboratório de Estudos e Prática em Psicologia Fenomenológica Existencial (Org.), Anais da I Jornada Plantão Psicológico em Aconselhamento Psicológico (p.194-203). São Paulo: Autor.
⦁ Mahfoud, Miguel (1987). Vivência de um desafio: plantão psicológico in Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa. São Paulo:Epu;1987Aco
⦁ Oliveira, R. G. (2005). Uma experiência de plantão psicológico à polícia militar do Estado de São Paulo: reflexões sobre sofrimento e demanda. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, SP.
⦁ Rebouças, M.S. Souza; Dutra, Elza.(2010) Plantão Psicológico: uma Prática Clínica da Contemporaneidade Revista da Abordagem Gestáltica – XVI (1): 19-28, jan. – jul., 2010.
Modelo de Intervençao no Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) parceria Camcesp e Tribunal de Justiça de São Paulo- Vara de Familia São Miguel Paulista e Itaquera
Organograma
O Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) da CAMCESP sob a coordenação e supervisão da Especialista em resolução de conflitos Margarete Saltoratto e da mediadora e psicóloga Elvira Maria Leme CRP 06/8586.
A CAMCESP está devidamente conveniada com o TJSP.
O objetivo do SAF é oferecer um espaço de escuta qualificada, acolhimento e atendimento às famílias, em situações de conflitos familiares, por meio de três modalidades de atendimento: Serviço de Acolhimento Psicológico (SAP - Plantão Psicológico); Oficina de Parentalidade e Mediação Familiar. As atividades do SAF têm demonstrado resultados positivos desde sua implantação, propiciando melhor resolução de conflitos.
O Serviço de Acolhimento Psicológico (SAP - Plantão Psicológico) é composto por um grupo de profissionais autônomos, que tem como objetivo a realização de uma intervenção psicológica breve e focal, visando auxiliar na resolução de conflitos psicológicos, focando em situações emergentes/urgentes, com a realização de até 4 (quatro) encontros, com duração de 50 (cinquenta) minutos cada encontro, na modalidade virtual (on-line) e de acordo com as orientações do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.
A primeira sessão será pro bono - gratuita, e as 3 (três) sessões seguintes serão remuneradas
As atividades do Serviço de Acolhimento Psicológico (SAP) visam fornecer suporte psicológico que auxilie as partes com recursos adequados para a solução do conflito, conforme o artigo 694 CPC.