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Publicação

O Corpo Sentido na Pedagogia da Integração Fisiopsíquica

1 de dez. de 2024

INTRODUÇÃO

Foi desenvolvida pesquisa científica, em nível de mestrado, sobre o processo de construção do terapeuta corporal, mediante o estudo da constituição do corpo no processo expressivo de 11 alunos quintanistas do curso de Psicologia na cadeira de Integração Fisiopsíquica na UNIP-SP.

OBJETIVO

Investigar o movimento em busca da constituição do corpo realizado pelos alunos em formação no método corporal na disciplina Integração Fisiopsíquica.

MÉTODO

  • T - Tocar

  • O - Observar

  • C - Cuidar

  • A - Acolher

  • R - Ressonância bipessoal

Método corporal de Pethö Sándor e procedimento Versão do Sentido Metodologia Fenomenológica de Investigação: ANALÍTICA DO SENTIDO

NARRATIVAS DO CORPO: Procedimento Versão de Sentido: relatos por escrito, imediatamente após a aula, reproduzindo as impressões gerais. Os dados foi resultado da experiência com o corpo. Foram produzidas em média 16 versões de sentido do corpo para cada aluno, num total geral aproximado de 200 relatos. Pesquisa do Corpo e Diário do Corpo: registros do dia dia e registros no decorrer da semana durante um semestre letivo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: O corpo acolhido e construído se evidencia a partir do espaço de sua potencialidade através dos gestos, sentimentos e expressões corporais. Fundamental para a experiência do corpo-sentido e a aprendizagem pedagógica da IFP, ao propiciar o contato com o corpo em sua multidimensionalidade: corpo vivido, meio de conhecimento, foco da transformação do corpo-expressão, além de instrumento de construção, legitimando do corpo-sentido, de como uma pedagogia dos sentidos e da expressão da fala autêntica do corpo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • Leme, E.M. O corpo-sentido no processo educativo: uma abordagem fenomenológica. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 1998.

  • O corpo-sentido na Pedagogia da Integração Fisiopsíquica in Corpo em Jung: Estudos em Calatonia e Práticas Integrativas. Maria Elci Spaccaquerche (org.). São Paulo, 2012.

O diagrama também mostra secções sobre "O CORPO GRUPAL" e "MARCAS INDIVIDUAIS" com alguns excertos e versões de sentido, representados em um diagrama de Venn e uma estrutura triangular que ilustra a análise do sentido.

Confira o material na íntegra: https://encurtador.com.br/LxyJ2

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© 2025 EIvira Maria Leme.

Todos os direitos reservados.

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